quinta-feira, 9 de julho de 2009

Entenda sua cabeleira

Gente, é de extrema importância, conhecer o seu tipo de cabelo.
Tanto na hora de mudar radicalmente o corte, como na hora de cuidar do mesmo (inclusive na própria lavagem)
Então vamos lá:

CABELO SECO: O couro cabeludo produz pouca oleosidade, causando o ressecamento, a quebra e opacidade dos fios. Possuidores dessa genética devem se cuidar com relação a chapinha, secador, tinturas, sol, piscina, etc, pois, a oleosidade é como uma hidratação natural e ameniza os efeitos de um cabelo estragado, como por exemplo, a falta de brilho. Recomenda-se que aqueles que têm cabelo seco sempre façam, se não for possível um tratamento profissional, hidratações semanais em casa. Abuse também de produtos com silicone, dos reparadores, leave-in e outros protetores diários. Na hora de escolher um shampoo e/ou condicionador, opte por aqueles que não contém sal, mas possua queratina e/ou silicone. Jamais, é claro utilize produtos indicados para cabelos oleosos ou mesmo mistos. Esse tipo de fio inclusive é mais propício a inchar após um corte muito curto ou repicado de forma errada. Se quiser ousar, passe em um proficional competente e de confiança. Cuidado com pontas duplas.

CABELO OLEOSO: Estes têm muita produção de oleosidade e ficam rapidamente pesados e "sujos". Evite os produtos em óleo, ou utilize-os em quantidade muito pequena (atente para o tamanho dos cabelos). Nunca passe cremes na raiz e utilize shampoos e condicionadores também com silicone, já que essas madeixas pedem mais lavagens que as outras. Produtos rotulados como “para cabelos ressecados” devem passar longe do seu chuveiro. A depender do corte adquirido, eles podem ficar sem movimento, por isso o fio reto não é tão recomendado, inclusive para quem tem um fio fino demais. Lembre-se que quanto mais curto, mais rápido a oleosidade se espalha e mais necessário é lavar com freqüência. Pontas duplas são raras nesse tipo. Evite as franjas, elas deixam a pele também oleosa, causando espinhas.

CABELO NORMAL: Tem oleosidade na medida certa e não ficam com pontas ressecadas nem com excesso de sebo. Esse tipo de cabelo é o mais versátil, mas é importante estudar o seu fio, não pense que pode fazer o que quiser. Cabelos normais e finos podem inchar. Se seu cabelo é pesado, em minha opinião, é mais fácil de lidar, já que a tendência do fio é se comportar. Normalmente, os cortes possuem um movimento bem bonito.

CABELO MISTO: Possui a raiz oleosa e ponta ressecada. Recomenda-se cuidado extra com a parte ressecada, as pontas duplas não ignoram esses fios. Nunca passe cremes na raiz, assim como nos cabelos oleosos, a tendência a aparecerem caspas é grande; dê uma folga de uns três dedos. Este é outro fio bom para cortar e possuem um leve movimento, já que a raiz está “suja” e não balança.

CABELO SAUDÁVEL: tem as escamas bem fechadas e possui brilho (essencial), é forte, macio e possui também elasticidade, o que evita a quebra. Mesmo sendo lindo, também é preciso dar-lhe atenção, químicas em geral, chaminha e secador não mantém o aspecto vivo.

CABELO DANIFICADO: afetado por químicas e por excesso de escovagem, sol ou secadores. Tem as escamas abertas e danificadas, causando a falta de brilho, de umidade e de resistência.
É legal fazer um tratamento de recuperação do fio, uma selagem talvez, que fecha as escamas e reduz o frizz. O frizz é um sintoma da falta de vida nos cabelos, assim como a opacidade, as pontas duplas, etc. Se não der para ir ao salão, compre um reforço de queratina para dar em casa, hidrate toda semana e nunca abra mão dos reparadores, mesmo que possua oleosidade, eles proporcionam brilho e maciez. Também é recomendado aparar as pontas com freqüência.


FIOS FINOS: Alguns fios são mais fininhos do que outros. Esse tipo de cabelo quebra muito fácil. Se possível, evite ao máximo o uso da chapinha e secador, bem como tinturas (não aplique de vez em todo o cabelo, teste antes em uma mecha para analisar o resultado). Cuidado com os cortes muito repicados ou desfiados, uma vez que dessa forma, os fios elétricos de manifestam muito mais, principalmente em cabelos secos. Com franjinha, você ficará com menos espessura ainda, não que isso deixe o corte feio. Só não é recomendado uma franja muito pesada. Mouse dá um bom movimento ao penteado.

FIOS GROSSOS: Fios grossos não são necessariamente “duros”. Quem tem o fio grosso pode cortar curtinho e não vai se arrepender, o peso do cabelo reduz significativamente o volume da raiz, deixando no ar apenas o risco de pontas volumosas, o que pode ser resolvido com um reparador de pontas ou silicone. O bom também é que a resistência desse tipo com relação à temperatura é grande (mas nem por isso, exagere com a prancha, secador ou babyliss). e aí? Já estão entendendo um pouco mais as suas madeixas?

A propósito, peço que dêem uma olhadinha aqui, o blog cherrycherie trata de um assunto importante que exige atenção.

EEE... depois de amanha sai o resultado do nosso tão esperado sorteio! anciosas? comentarios aceitos apenas até a meia noite de amanha. AINDA DA TEMPO!
:**

0 comentários:

Postar um comentário