sábado, 15 de agosto de 2009

Guia de franjas

Pessoas, não sei se já notaram, mas essa coisa de franja, franjinha, franjão virou moda.
Até mesmo algumas celebs viraram adeptas dessa onda:

Eu, particularmente, acho que esse plus no cabelo dá muito mais estilo, personalidade, charme e ainda nos permite modelar o nosso rosto, deixando ele um pouco mais redondo, ou menos, etc.
Não, eu não vou falar dos tipos de franja para cada tipo de rosto, vou contar um pouco do que eu aprendi com toda a minha experiencia franjal, uma vez que uso elas há anos! desde antes dessa febre e dos mais diversos jeitos.

Vamos lá então:
-Quais são os tipos de franjas que existem?
Vários, mas não adianta escolher um que você viu numa foto ou em alguém e gostou apenas. Pelo amor de Deus, tenham cuidado para não virar escrava da chapinha, mas falo sobre isso mais tarde.
Existem as retas (curtas, do meio da testa, ou longas abaixo da sobrancelha), mais conhecidas como franjinhas! Elas podem vir acompanhadas com uma mecha maiorzinha de cada lado como a da Ciara, que ficam lindas na hora de fazer ou rabo de cavalo ou derivados. Existe o fanjão, que normalmente bate no queixo ou nariz, com um corte reto para ser dividida ao meio e jogada para os lados. Tem também a franja de lado, meu xodó! O próprio corte já é em diagonal, o que garante um caimento lindo demais! As repicadas (sou traumatizada, jajá falo disso) Também são fofas! Mas tão trabalhosas.

-No que devo pensar na hora de cortar a fanja?
Não basta o que eu vou dizer, peça para um bom cabelereiro analisar seu fio e o "redemoinho" do cabelo.
O que é esse tal redemoinho? É a direção na qual os fios crescem (para ser mais direta). Lembre de observar isso principalmente se quiser uma lateral, na hora de escolher o lado. Outra coisa: Franjas no meio ta desta são complicadas; só fica legal em quem tem as madeichas lisas, se não viram um topete. O pessoal com ondas ou cachos deve escolher os comprimentos maiores. ATENÇÃO: suas ondas podem estar a seu favor: em alguns casos, elas dão um efeito jogado perfeito!

-E esse seu trauma?
Gente, foi da ultima vez que cortei o cabelo... Eu pedi uma franjinha repicada e o incompetente do cabelereiro PICOTOU ela. Resultado: falhas que não acabam mais. Então, não abram mão de um BOM proficional (o pior é que essa criatura já cortava meu hair ha um bom tempo)

-Como posso evitar esses incidentes?
Peça para cortarem o comprimento maior que você realmente quer. caso queira um pouco menos vá dizendo: corta só mais um POUQUINHO tá? Menos de um dedo! até acertar!:D

-Mesmo assim cortaram errado! Minha franja está minuscula!
Não tem remédio! ou melhor, tem um, mas o preço a pagar é alto.
Você pode em casa mesmo pegar um pedacinho do cabelo, atrás da franja, puxar para frente e cortar num comprimento que queira, mas saiba que é inevitavel que isso não seja estranho ou até dê uma falsa impressão de testão. Fora isso, abuse das presilhas, tiaras, faixas grossas, até o babado crescer. Além disso, nunca mais volte naquele salão maldito (fiz isso rsrs)

-Eu não quero dar chapinha, mas sem ela, a franja fica um lixo.
A chapinha quebra o cabelo, tira o brilho, cria pontas duplas... Um truque é passa-la rapidamente pelas pontas e concentrar mais na raiz, mas o melhor mesmo é não usar.
Minha dica é fazer o que eu faço: deixa secar preso, cheio de tic-tacs! O cabelo concerva a forma a pertir da secagem (por isso o secador alisa: você está secando e esticando).

-Quais tipos de franja eu já tive?
Todos, menos no meio da testa! :D

-Quais eu preferi?
Não é uma questão de o que eu preferi em mim ser o melhor em vocês, mas minha preferidas são: a lateral, a franjinha abaixo da sobrancelha, levemente repicada (da vez que deu certo) com duas pontinhas, igual a da Ciara. Teve também uma reta no meio do olho, que ficava linda quando eu jogava pro lado.

-Qual meu tipo de cabelo?
HAHAHAHA! sério, eu não sei, ele é muito indeciso! o fio em si é liso, mas as vezes as pontas enrolam e as vezes ele fica ondulado. O fio é fino e ele é muito, muito ralo. Meu tipo de rosto é oval. Por isso essa liberdade de cortar como queira! :D

E aí? esclareci alguma duvida? espero que sim (adorei me autoentrevistar)

3 comentários:

Burguesinhas disse...

Franja por mais que seja lindo, é um problema! Pelo menos pra mim. Quantas vezes já inventei de aparar sozinha e fiz besteira! kkkk

Beijinhos

Paty =] disse...

Pooost peeerfeitooo!
eu sou a primeira a amar demais franja, deixa o rosto contornado, eh peeerfeito!

Anônimo disse...

franja é muito lindo mais dá um certo trabalho , meu rosto ó oval e tenho liberdade para escolher meu tipo de franja

Postar um comentário