segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Acalmando os cachos


Todo mundo que tem o cabelo realmente cacheado sabe como eles dão trabalho.
É muito dificil deixar os caracóis sem frizz e bem modelados, mas alguns cuidados diários podem ajudar nessa tarefa ...
O primeiro passo está, é claro, no corte. Você precisa decidir nesse momento, se você quer uma aparência volumosa, ou se o objetivo é o contrário...
É essencial bater um papo com seu cabeleireiro para tomar essa decisão, pois ele vai analisar o seu rosto e o seu tipo de fio, mas fica aqui a seguinte dica: quanto maior o comprimento das madeixas, menos volume elas vão ter e, já que o cabelo grande é mais pesado, a raiz fica mais baixa, enquanto as pontas incham. Nesse caso, camadas são essenciais para evitar aquela sensação triangular. Quanto mais curto o cabelo, mais perto se chega do efeito 'black power'.
O maior inimigo dos cachos é, sem dúvidas, o frizz. Saiba como evitá-lo ao máximo:
- Jamais penteie as madeichas secas, isso quebra o fio, deixando-o elétrico e aumenta a quantidade de nós.
- Use pente de madeira, pois ele não rouba carga elétrica do cabelo. A propósito, utilize-o apenas no banho e após ele, sem se preocupar com a quantidade de fios que caem. Já que você não vai pentear o cabelo todos os dias, os fios que normalmente cairiam ficam presos lá, entre suas mechas e no único momento que eles podem cair em paz, eles caem todos de vez.
- Utilize produtos próprios para o seu tipo de cabelo... (cacheados), mas no caso da raiz oleosa, não hesite em combrar um bom shampoo específico.
- Depois do banho, não esfregue a toalha na cabeça e evite o contato do poliéster com os fios, ou seja, opte por toalhas 100% algodão ou, se for o caso, use uma camisa desse tecido.
Com o frizz controlado, é preciso saber modelar, e esse é o mais legal do cabelo cacheado, pois sim, você pode escolher entre um cacho finiinho (com poucos fios) ou bem grosso (o contrário):
- Comece com os cabelos ainda molhados, aplicando um bom leave-in modelador e de preferência, hidratante. Não aplique muito, para não pesar e ficar com cara de sujo.
- Ainda antes de secar, comece a modelar os cachos... exatamente, separe mecha por mecha, da grossura que preferir e enrrole com os dedos, isso garante cachos definidos e soltos.
- Em seguida, é só dar aquela amassada com as mãos para deixar os cachos sempre mais 'cacheados' se é que me entendem.
- Lembre que se quiser volume, o mouse é sempre um bom aliado, aplique antes de modelar os cachos.
Depois de tudo isso, é só secar... isso pode rolar naturalmente ou com o secador, nesse caso, use sempre difusor, para um aspecto mais natural e para que a secagem ocorra mais delicadamente, sem desfazer os cachos.
Além de tudo isso, lembre sempre de hidratar o cabelo. Toda semana aplique uma boa máscara e de quinze em quinze dias ou de mês em mês, faça uma bem caprichada no salão de beleza, com um proficional de confiança.
Faz tudo isso e me diz se deu certo! hahaha
beijão!

2 comentários:

La Esmaltaria. disse...

Adorei, para quem tem cachos é bem legal. Não tenho, mas gostei :D
E gente, choquei com o post da donatella @_@'
abesurdo! :D

?:**

Unknown disse...

Oie, td bem? Fiz um post e acabei de ver que tem relação com o seu, adorei as dicas. Venha ver o meu. Beijin
http://sedaemar.blogspot.com/

Postar um comentário