terça-feira, 26 de maio de 2009

Moda não é só fashion

Isso aí mesmo que vocês ouviram. rsrsrsrs.
acontece assim galera: a moda não está só nos superdesfiles de milão e paris, nem só nas nossas SPFW e Fashion Rio, a moda na verdade nem é isso.
A idéia inicial da coisa é teoricamente o que está sendo usado por uma maioria, dentro de um grupo.
Então, está sim certo falar que certa coisa está na moda, porém, errado dizer que o estilista tal, lença neste seu desfile, a nova moda: usar havaianas com os pés trocados. Não, não, no máximo ele lança uma tendência que, se aprovada por nós, pessoas que compõe a população, se tornará moda.

E o que isso tem de mais? Nada. é só uma introdução para uma idéia que tive um dia desses.
Proponho aqui, agora, um desafio, à todos os leitores do Just-Rize:
Tentem encontrar a moda, onde ninguém nunca deve, provavelmente, ter pensado que haveria.



As Regras para quem quiser participar são simples:
1- Os posts que participam do desafio devem conter o selo , então as regras, e por fim, onde você enxerga moda e acha que ninguém nunca pensou que ali, haveria tanta história.
2- O seu post deve conter o link para o blog de onde pegou o desafio.
3- Informe o que acha que é moda e justifique o porque do pensamento. Você pode ou não explicar sobre o assunto, contando um pouco da sua história.


Eu vou estrear com a moda dos uniformes escolares e para isso, dei uma pesquisada sobre o assunto:



O emblema do colégio estampado na camiseta padroniza seus alunos, mas os distingue de outros. Pela roupa, são todos iguais, e todos representam a instituição na qual estudam. Afinal, o uniforme é uma forma de identidade visual da escola, que reflete sua filosofia e linha pedagógica.
No século passado, a moda de farda, entre os colégio era usar gravata e/ou saia plissada. A o que influencia isso são, com certeza, os costumes, da moda, da sociedade e também o momento político, enfim, a situação pela qual o País e o mundo estão passando.
Em 1898 quando todos tinham condições para comprar boas roupas e a moda fazia com que todos se vestissem igualmente, os alunos iam para a escola com uma curiosa roupa ao estilo marinheiro, a partir dos anos 30, quando o colégio passou a receber crianças de outras classes sociais, as diferenças ficavam evidentes na forma de se vestir: nem todos tinham condições de comprar as roupas caras e utilizadas pela maioria. Para impedir a discriminação social, o colégio resolveu adotar (e doar) uniformes para todos os alunos.
Desde que o uniforme virou moda porém, e até hoje, os estudantes não se identificam com isso, uma vez que não se identificam, expressão, utilizando-o.
Uniforme então, é sim uma moda, uma vez que é adotado por, se não todas, a grande maioria dos colégios brasileiros, talvez até mundiais.






Agora é sua vez. Aceita o desafio? Onde você vê moda? Seja nos azulejos do seu banheiro, nas obras de Picasso, nos consultórios médicos, nas formigas e insetos existentes, nos cortes de cabelo dos professores...

2 comentários:

Ana, A menina que roubava idéias disse...

Vi o seu desafio no blog da Chata de Galocha e achei legal, principalmente por que fui a única a achar a tal Julia meio sem salsinho. Eu não sei o que é selinho, mas vou tentar ver que moda não é só fashion. bjs. estou te seguindo.

Burguesinhas disse...

Que legal!!! A gente aceita o desafio sim!!! Logo, logo a gente posta lá.

Beijinhos

Postar um comentário